IMG_7869

 

6 a 8 panquecas
5 minutos de preparação
fácil

Ingredientes:

40g (1/2 chávena)  de farinha de aveia
40g (1/2 chávena) de farinha de espelta
(se preferir usar só farinha de trigo, a quantidade é 80g ou 1 chávena)
2 ovos de galinhas felizes
200 mL (1 chávena) de bebida de cereais (usei leite de arroz)
1 colher de café de sal grosso
manteiga vegetal para cozinhar (usei Becel)

Preparação:

Numa taça, batem-se os ovos com um batedor de varas. Adicionam-se as farinhas, mexendo bem. Junta-se a bebida de cereais e o sal e bate-se até que a mistura fique homogénea.
Numa frigideira coloca-se uma colher de sobremesa de manteiga vegetal para cozinhar e põe-se ao lume médio/alto. Deita-se, no meio da frigideira, meia concha de sopa da massa das panquecas; espalha-se a massa pela frigideira e deixa-se estar por 4 minutos em lume médio. Por não conterem leite animal, que tem um efeito ligante, a massa tem de cozinhar bem antes de virar. Ao fim de 4 ou 5 minutos, vira-se e deixa-se mais uns minutos até que esteja crocante, e voilà!

Agora só falta pôr mel (biológico) por cima, ou xarope de ácer, geleias de arroz ou maçã, compota sem adição de açúcar, ou fruta fresca!

Para polvilhar, em vez de açúcar em pó, experimente peneirar a farinha de espelta.

A bebida de cereais a usar pode ser a que preferir, leite de amêndoas, leite de aveia, leite de avelã, leite de quinoa, de espelta, etc. O Leite de arroz tem um teor mais elevado de água, tornando a massa mais fluída e permitindo que as panquecas fiquem fininhas, ao estilo francês. Se usar os outros leites, pode sempre adicionar um pouco de água.

IMG_7855